Mantenha em ordem seu Cadastro de Clientes e Fornecedores, e evite riscos fiscais no envio de seus arquivos do SPED Fiscal e NFe... experimente nossos serviços!

Pré-cadastramento de Clientes e de Fornecedores

O Sistema KeyConsultas possui uma solução para Governança de Cadastros de novos registros de Clientes e/ou Fornecedores baseado na busca de dados cadastrais públicos, ciclo de validação de dados e evidências, documentos anexados, e geração de um arquivo de integração para o seu ERP.

Nosso Portal de Pré-cadastro de Clientes ou de Fornecedores suporta o dia a dia do usuário da área de Cadastros em processos como:robot lista consultas

  • Multiplos meios de entrada como: App Mobile, CRM, ou Formularios Web;
  • Ciclo de análise e validação do cadastro de um novo Fornecedor ou Cliente;
  • Atualização de dados de um registro de cadastro existente na base;
  • Análise cadastral para reativação de registro inativo, ou bloquedo por situação inapta.
  • Monitoramento de situação cadastral antes de operações mercantis ou financeiras.

Para garantir um melhor grau de Governança, o operador do Cadastro não deve simplesmente dar entrada manualmente em dados de formulários direto na sua base, assim como não se deve alterar dados de um registro existente sem antes realizar as seguintes tarefas:

  1. Obter dados oficiais (RFB, Sintegra Estadual, etc) a partir de uma chave única para consulta, por ex.: CNPJ ou IE;
  2. Analisar a situação cadastral obtida no resultado da consulta e validar cada informação útil para o cadastro;
  3. Atualizar dados complementares de contato, como e-mail, telefone, e dados bancários (de Fornecedor);
  4. Analisar documentos complementares como Contrato Social, comprovantes de dados Bancários, etc.

Trata-se de uma recomendação de melhor prática a ser seguida para evitar erros na entrada de dados cadastrais, e para manter atualizada a base em relação às fontes oficiais, o que mantém o risco fiscal baixo.

A partir da digitação da chave de consulta (CNPJ, IE, IM, CPF) como entrada para processamento de consultas automatizadas, o Portal de Pré-cadastro realiza as seguintes tarefas:

  • Dispara as consultas aos sites oficiais selecionados pelo usuário: RFB, Sintegra, IBGE, Simples Nacional, etc.;
  • Retorna os dados obtidos em formulários para análise e validação na tela do usuário do Cadastro;
  • Formulario de dados complementares do contato de vendas, suprimentos e/ou cobrança, e documentos comprobatórios como Contrato Social, comprovante de Conta Bancária, etc.;
  • Para Fornecedores realiza as consultas de CND Federal, CR FGTS, CNDT, e Portal da Transparência;
  • O usuário da Central de Cadastros analisa os dados obtidos e documentos anexos, e decide se aprova ou rejeita o cadastro baseado nas evidências.
  • O Portal gera um arquivo de integração para entrada dos dados no sistema gestor da base cadastral.

As evidências do processo cadastral, como documentos anexados e os comprovantes das consultas On Line realizadas podem ser armazenados em uma base histórica para auditoria do processo.

Os sites oficiais consultados pelo Portal de Pré-cadastramento dependem se o projeto é de Portal de Fornecedores, ou de Portal de Clientes, pois pode incluir consultas como:

  • Certidão Negativa de Débitos na Dívida Ativa da União;
  • Certidão Negativa de Débitos do INSS;
  • Certificado de Regularidade Fiscal do FGTS.

 Todas as consultas disponiveis no KeyConsultas-webservice podem fazer parte do projeto.

 

Regras de dados do SPED

regras 1 64x64Dados do cadastro devem atender certos requisitos de formatação para evitar problemas de validação no envio de arquivos do SPED. Este é o papel da higienização de dados no saneamento do cadastro. Saiba mais...

Análises para o Saneamento

analises 1 64x64O KeyConsultas-web retorna uma comparação de dados entre a base de origem e as bases oficiais consultadas. A análise deste resultado define o arquivo de importação que atualiza o cadastro.
Saiba mais...

Riscos Fiscais e Multas

alerta 1 64x64Erros de dados no cadastro resultam em riscos fiscais, como na apuração indevida de créditos fiscais, operação com Cliente em situação inapta no Sintegra, além de perdas operacionais e comerciais.
Saiba mais...