Mantenha em ordem seu Cadastro de Clientes e Fornecedores, e evite riscos fiscais no envio de seus arquivos do SPED Fiscal e NFe... experimente nossos serviços!

SPED eSocial

Mais um componente do SPED, o projeto do eSocial obriga o empregador a fornecer mensalmente informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas aos seus empregados e fornecedores de serviços autônomos.

Para saber mais sobre o eSocial, visite os sites oficiais do SPED:

As empresas com faturamento acima de R$ 76 milhões em 2014 devem se preparar para enviar mensalmente, a partir de setembro de 2016, arquivos do e-Social com dados do cadastro de seus colaboradores.

As demais empresas iniciam na obrigatoriedade a partir de janeiro de 2017.

Se sua base cadastral não estiver com os dados corretos e atualizados conforme constam nos órgãos oficiais haverá problemas para cumprir as obrigações fiscais acessórias, implicando em multas e autuações.

Para evitar problemas no cumprimento de mais esta obrigatoriedade, as empresas precisam fazer uma consulta para saneamento cadastral, considerando:

  • Saneamento cadastral de dados da folha de empregados;
  • Saneamento cadastral de dados de fornecedores autônomos de serviços;

Nos casos de divergências nos dados informados, a Consulta On Line de Qualificação Cadastral apresenta orientações para que se proceda a correção:

    • Divergências relativas ao CPF (situação "suspenso", "nulo" ou "cancelado", ou data de nascimento divergente), uma mensagem orienta buscar os conveniados da RFB (Banco do Brasil, CAIXA e Correios).
    • Divergências relativas ao NIS (CPF ou data de nascimento divergentes) - a orientação será dada de acordo com o ente responsável pelo cadastro do NIS (INSS, CAIXA ou BANCO DO BRASIL)

O que pode parecer simples inicialmente, na verdade esbarra na dificuldade se obter e manter dados atualizados de pessoas físicas, a partir de processos internos nem sempre muito consistentes, e dependentes de operacional humano, resultando em erros no cadastro.

Para solucionar o problema propomos um processo de Saneamento Cadastral com algumas opções, dependendo do estágio em que se encontra sua empresa.

Click aqui e saiba mais sobre as opções disponíveis para seu processo de Saneamento Cadastral da Folha, visando adequação aos requisitos do SPED EFD-Social.

 

Regras de dados do SPED

regras 1 64x64Dados do cadastro devem atender certos requisitos de formatação para evitar problemas de validação no envio de arquivos do SPED. Este é o papel da higienização de dados no saneamento do cadastro. Saiba mais...

Análises para o Saneamento

analises 1 64x64O KeyConsultas-web retorna uma comparação de dados entre a base de origem e as bases oficiais consultadas. A análise deste resultado define o arquivo de importação que atualiza o cadastro.
Saiba mais...

Riscos Fiscais e Multas

alerta 1 64x64Erros de dados no cadastro resultam em riscos fiscais, como na apuração indevida de créditos fiscais, operação com Cliente em situação inapta no Sintegra, além de perdas operacionais e comerciais.
Saiba mais...