Mantenha em ordem seu Cadastro de Clientes e Fornecedores, e evite riscos fiscais no envio de seus arquivos do SPED Fiscal e NFe... experimente nossos serviços!

Higienização de dados do Cadastro

Os dados do cadastro da sua empresa precisam atender à uma regra padrão de preenchimento de campos, o que evitará a maioria dos problemas de rejeição na validação de arquivos do SPED.

Nossos sistemas já retornam dados higienizados segundo estas regras quando se trata de cadastro do CNPJ na RFB e no Sintegra (Razão Social e Endereço), de modo que, tanto via webservice como via relatório de lotes do Portal KeyConsultas, basta importar o dado para sua base.

As regras básicas de higienização dos dados do Cadastro para atender aos arquivos do SPED são:

  1. Uso de caracteres válidos em CAIXA ALTA (sem caracteres gráficos, acentuação, espaço duplo, inicial ou final);
  2. Campos numéricos sem máscara de edição, ou seja, somente números (ex.: uso de barras, pontos ou hífen no CNPJ ou CPF);
  3. Para código de registro de inscrições (CNPJ, IE, IM ) seguir as normas do órgão regulador (Qde de caracteres);
  4. Código do Município deve ser o do IBGE (dado verificado na autorização da NFe, e na validação do SPED Fiscal);
  5. Separação de campos do endereço: logradouro, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP;
  6. Descrição de produtos com nomenclatura do Mercosul (NCM) conforme a classificação fiscal do item.

De modo geral, o sistema validador dos arquivos do SPED NFe nas Secretarias de Fazenda não confirma a validade do conteúdo da maioria dos campos obrigatórios, mas no mínimo verificará se foram preenchidos conforme a estrutura de dados prevista para cada campo.

Isso implica que, havendo dados dentro da estrutura esperada, o arquivo pode ser validado, mas se seu conteúdo estiver incosistente, ou em não conformidade com a operação mercantil, haverá implicações em obrigações acessórias, e outros Riscos Fiscais.

Desde 2011 os controles do SPED começaram a ser ampliados e ficaram mais rígidos, na medida em que algumas validações adicionais sobre o conteúdo de certos campos foram implementadas pelas Secretarias de Fazenda estaduais.

Lembre-se: A Receita Federal tem 5 anos para auditar os arquivos do SPED e autuar o Contribuinte por qualquer  infração cometida, e que os dados da solicitação de autorização de uso de uma NFe são a evidência do fato gerador que pode conter eventuais erros fiscais, devidos à falhas no cadastro.

 

Regras de dados do SPED

regras 1 64x64Dados do cadastro devem atender certos requisitos de formatação para evitar problemas de validação no envio de arquivos do SPED. Este é o papel da higienização de dados no saneamento do cadastro. Saiba mais...

Análises para o Saneamento

analises 1 64x64O KeyConsultas-web retorna uma comparação de dados entre a base de origem e as bases oficiais consultadas. A análise deste resultado define o arquivo de importação que atualiza o cadastro.
Saiba mais...

Riscos Fiscais e Multas

alerta 1 64x64Erros de dados no cadastro resultam em riscos fiscais, como na apuração indevida de créditos fiscais, operação com Cliente em situação inapta no Sintegra, além de perdas operacionais e comerciais.
Saiba mais...