Mantenha em ordem seu Cadastro de Clientes e Fornecedores, e evite riscos fiscais no envio de seus arquivos do SPED Fiscal e NFe... experimente nossos serviços!

Entenda a Consulta e o Saneamento de Dados

O processo de Saneamento de Cadastro é composto por uma sequência de tarefas organizadas, que tem inicio na consulta de dados em bases oficiais, e em seguida uma análise comparativa, o que conduz à geração de um arquivo de importação com dados higienizados, para atualizar a base de origem do Contribuinte.

Entenda os conceitos de Consulta, Higienização e Saneamento, para a Governança do Cadastro:


Consulta: obter dados na base oficial dos órgãos de cadastro dos contribuintes.

A Consulta retorna todas as informações disponíveis na base de dados consultada, mas não faz tratamento no conteúdo dos dados. Trata-se de um processo regular e obrigatório, recomendado após o saneamento integral da base cadastral.

Pela imediata análise do resultado de uma Consulta, o Contribuinte obterá os dados da situação cadastral de um registro (CNPJ ou CPF) nos sites oficiais em tempo real, e poderá bloquear as operações que representem risco fiscal.

Para evitar riscos fiscais (veja em Legislação Pertinente), um processo regular de consultas deve ocorrer sempre antes de qualquer transação mercantil com outro contribuinte.

Por exemplo: o Regulamento do ICMS dos estados no geral exige que as partes consultem a situação cadastral do CNPJ de um destinatário na Receita Federal e no Sintegra, antes de emitir a NF-e.

Com o uso do Portal de serviços KeyConsultas-web também é possível fazer uma consulta unitária para CNPJ ou CPF de forma automatizada, e em mais de uma base oficial de uma só vez.

Outra maneira de realizar a consulta unitária antes de cada transação, ou para um lote de registros antes da emssão da NFe, é pela integração do sistema de ERP por meio de Webservice com nossa plataforma de consultas do KeyConsultas-webservice.


Saneamento: tratamento da consulta, com higienização e enriquecimento de dados.

O Saneamento Cadastral ocorre após um evento de consulta de um lote de registros, quando a partir de dados obtidos na consulta à bases oficiais, existir um evento de comparação entre os dados de ORIGEM do cadastro, e os dados de RETORNO da consulta.

As inconsistências são evidenciadas, e uma sugestão de atualização da base origem pode ser feita para aqueles campos. As regras de “higienização” dos dados conforme recomendado pelo SPED devem ser também aplicadas antes de se gerar um arquivo de importação saneado para atualizar a base de dadosna origem.

O usuário pode também fazer o enriquecimento de dados a partir da inclusão de alguns campos adicionais a serem importados para o cadastro do contribuinte, como o código de Município do IBGE, ou o Nome Fantasia, ou a lista de IE adicionais obtidas no Sintegra.

Mas o processo de Saneamento de Cadastros sempre requererá análise de um usuário do setor de cadastros e do fiscal antes de se gerar o arquivo de dados saneados para importação na base origem pela área de TI.

Trata-se portanto de um processo operacional periódico que deve ser mantido pelo contrinuinte, normalmente por meio de uma plataforma de automação, como é o KeyConsultas-web.

O Portal de Serviços KeyConsultas-web entrega o resultado das consultas realizadas nas bases oficiais em formato de planilhas Excel, já com filtros que destacam casos de uso relevantes para análise, e os campos que apresentaram inconsistências na comparação com dados oficiais, além de higienizar os dados que devem ser importados como resultado do saneamento.

Click aqui, e saiba o que significa higienização dos dados em um processo de saneamento de cadastros para o SPED.

 

Regras de dados do SPED

regras 1 64x64Dados do cadastro devem atender certos requisitos de formatação para evitar problemas de validação no envio de arquivos do SPED. Este é o papel da higienização de dados no saneamento do cadastro. Saiba mais...

Análises para o Saneamento

analises 1 64x64O KeyConsultas-web retorna uma comparação de dados entre a base de origem e as bases oficiais consultadas. A análise deste resultado define o arquivo de importação que atualiza o cadastro.
Saiba mais...

Riscos Fiscais e Multas

alerta 1 64x64Erros de dados no cadastro resultam em riscos fiscais, como na apuração indevida de créditos fiscais, operação com Cliente em situação inapta no Sintegra, além de perdas operacionais e comerciais.
Saiba mais...