Mantenha em ordem seu Cadastro de Clientes e Fornecedores, e evite riscos fiscais no envio de seus arquivos do SPED Fiscal e NFe... experimente nossos serviços!

Análises para o Saneamento Cadastral de CPF

Uma vez obtidos os dados um processo de Consulta em Lote de CPF aos websites oficiais da Receita Federal mais os dados da Consulta CEP nos Correios, o usuário deve realizar uma análise dos resultados.

Para começar, crie um grupo de colunas mais à direita da tabela de Saneamento, para testes de comparação entre os campos do endereço da tabela original (OR), e os obtidos pelo Correio (CO). Utilize as fórmulas sugeridas em nosso arquivo Modelo de Retorno para Saneamento de CPF.

Vamos sugerir aqui apenas algumas melhores práticas que deve sem seguidas neste processo de saneamento:

  1. Bloqueie todos os registros de CPF que apresentarem situação cadastral PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, SUSPENSA, CANCELADA, OU NULA na Receita Federal. Você vai atualizar dados apenas dos casos de situação REGULAR do CPF.
  2. Solicite a atualização dos NOMES de CPF utilizando os dados a Receita Federal, para todos os registros se preferir, independente do acerto dos endereços.
  3. Observe o uso correto do Código de Município do IBGE, a partir da Cidade e UF retornados na consulta ao CEP do endereço informado para o CPF.
  4. CEP inexistente ou inconsistente não retorna dados na Consulta CEP. Bloqueie estes registros e solicite a atualização do endereço, ou faça uma Pesquisa de Localização do CPF para obter outros endereços possíveis.
  5. Observar: O caso de CEP Distrital vai limitar sua análise, pois pode retornar apenas o nome da Cidade e a UF, e alguns CEPs retornados pelo Correio podem ter sido atualizados em relação ao CEP original informado, mas neste caso haverá logradouro e bairro também na resposta.
  6. Selecione os casos de CPF REGULAR, e de CEP válidos, para iniciar a comparação de dados do Correio contra os dados Origiais.
  7. Selecionando os casos em que os campos de UF e CIDADE conferem com os dados Originais. Este passo já indicará os primeiros casos de endereços inconsistentes, e que devem ser separados para análise posterior. Bloqueie estes registros também.
  8. Selecione os casos em que conferem os principais campos de endereço Original com o Correio: UF, CIDADE, BAIRRO, e LOGRADOURO. Estes casos indicam que o endereço original deve estar correto.
  9. Como a Consulta ao CEP nos Correios não traz o Número nem o Complemento do logradouro, que são dados provados co CPF, você pode manter estes dados originais na atualização da base cadastral.
  10. Gere agora o arquivo de atualização da base origem, com dados da Receita Federal para o NOME, dados de CEP, LOGRADOURO, BAIRRO, CIDADE, UF e Cod.IBGE obtidos na Consulta CEP, e mantendo os dados NUMERO e COMPLEMENTO originais.
  11. Pode ser necessário abreviar campos de NOME, APELIDO e de ENDEREÇO antes de importar os dados oficiais. Utilize nosso KeyCad-abreviador para tratar os casos de padronização de abreviaturas quando os dados de atualização excederem o limite de caracteres da sua base cadastral.
  12. Higienização dos dados é um processo de adequação da formatação aos padrões do SPED. Os dados de RETORNO já estão higienizados pelo Portal KeyConsultas-web, mas cuidado ao utilizar dados originais ou de entrada manual nesta atualização.

Análises para Saneamento Cadastral de CNPJ:

Para saber como proceder na análise para Saneamento de Cadastro de CNPJ, click aqui e considere nossas sugestões.

 

Regras de dados do SPED

regras 1 64x64Dados do cadastro devem atender certos requisitos de formatação para evitar problemas de validação no envio de arquivos do SPED. Este é o papel da higienização de dados no saneamento do cadastro. Saiba mais...

Análises para o Saneamento

analises 1 64x64O KeyConsultas-web retorna uma comparação de dados entre a base de origem e as bases oficiais consultadas. A análise deste resultado define o arquivo de importação que atualiza o cadastro.
Saiba mais...

Riscos Fiscais e Multas

alerta 1 64x64Erros de dados no cadastro resultam em riscos fiscais, como na apuração indevida de créditos fiscais, operação com Cliente em situação inapta no Sintegra, além de perdas operacionais e comerciais.
Saiba mais...